domingo, 10 de abril de 2011

Lyndsy Fonseca

Já me apercebi de que existe uma curiosidade crescente nesta nossa terrinha em relação à Lyndsy que ultrapassa a simples admiração pela sua beleza pueril e resplandecente, pelo que, para saciar o interesse que a luso-descendente desperta, decidi elaborar uma pequena biografia (uma perda de tempo para os rebarbados ou para meros apreciadores da figura feminina), em que relevo informação pessoal relevante e o seu percurso profissional.

Lyndsy Marie Fonseca nasceu a sete de Janeiro de mil novecentos e oitente e sete em Oakland, na California, e é filha de pai português e mãe alemã (o conflito interno que deve para ali haver). Aos treze anos competiu na Associação Internacional de Modelos e Talento onde chamou a atenção de um manager de talentos. Enquanto adolescente, entrou em várias produções teatrais locais, e foi por volta dessa altura que parou de frequentar o ensino público para passar a ser tutorada em casa (esteve matriculada em escolas até ao sétimo ano). Viveu em Los Angeles cerca de um ano até que, aos quatorze anos, teve a sua primeira grande oportunidade no mundo do entretenimento ao assinar um contracto de três anos para interpretar o papel de Collen Carlton na telenovela diurna americana The Young And The Restless. Durante este período, fez vários anúncios televisivos. Terminado o contracto que a ligava à telenovela, a Lyndsy decidiu procurar novos projectos que lhe proporcionassem novos desafios, tanto a nível profissional como artístico, sendo de realçar a sua breve participação em shows populares como o CSI, House, e Heróis, e a filmagem de um par de telefilmes, antes de conquistar um papel recorrente no drama Big Love e na comédia Como Conheci A Tua Mãe (é a filha do Ted no futuro), mas o papel que realmente a colocou no mapa, e captou a atenção da crítica e do público, foi a personagem Dylan Mayfair na série Donas de Casa Desesperadas, para a qual esteve nomeada para um SAG (Screen Actors Guild) juntamente com o resto do elenco. Com as portas de Hollywood finalmente escancaradas, começaram a aparecer ofertas para entrar em filmes mais comerciais (já tinha entrado em filmes independentes como The Beautiful Ordinary e Intellectual Property), como o thriller de acção, e objecto de culto, Kick-Ass, uma desconstrução dos mitos que compõem os arquétipos dos heróis de banda desenhada e as suas respectivas adaptações cinematográficas, e a comédia goofball Jacuzzi-O Desastre Do Tempo. Actualmente, entra na série Nikita (baseada num filme de Luc Besson com o mesmo título) onde contracerna com a actriz Maggie Q (Missão Impossível III), e tem a estrear nos cinemas The Ward, o novo delírio de John Carpenter.

Trivialidades: gosta de dançar, patinar, sushi, e adora jogar futebol.

Deixo o trailer do seu filme mais famoso, Kick-Ass, e os minutos iniciais da série Nikita (passa na RTP no Domingo à tarde, se não me engano), onde interpreta uma delinquente que é recrutada pela Divisão para se tornar numa assassina ao serviço do Governo americano.

Sem comentários:

Enviar um comentário